sábado, 20 de junho de 2009

"O frango já está no fogo"




"Muito obrigado"... "Entra! Vem tomar um cafezinho aqui comigo!!" ... "O frango já está no fogo"... "Depois que acabar de gravar vou te dar um 'pé de alface' pra você levar"... "Vai ser bom demais da conta pra nós!!!
Ouvia palavras como estas toda semana. Era a voz do homem do campo, da dona de casa da roça. Os personagens principais do MG Rural, um programa que apresentei, na TV Leste (ex-globo), em Governador Valadares. Era um aprendizado. Um resgate dos bons costumes, que estão cada vez mais raros no cenário urbano.
Era certo! Fazer o rural era descansar, divertir e aprender muita coisa bacana com quem ensina com gestos simples. Não simplórios... Uma grandiosidade que parte de atitudes imperceptíveis...do cotidiano deles. A cada vt ficava mais feliz com a recepção deste povo. Não era por causa de tantas delícias que nos serviam. Era pelas manifestações de carinho que estavam atreladas a estas delícias. A preocupação que cada um tinha se eu já havia tomado café, almoçado. A satisfação de estarmos ali ficava estampada no rosto deles. Muitos diziam que, a partir daquele momento, iriam produzir com mais motivação.
Quando a reportagem era em coopetativas, eu ficava admirado com a união e a organização deles. Me sintia muito tranquilo, afinal vivi boa parte da minha vida no campo. As gravações eram no meio das vacas, nas hortas, nas grandes plantações de café ou ao lado das doceiras... O cenário era sempre muito agradável!
Um dia bem bacana foi o do programa ao vivo. Normalmente era apresentado do estúdio. Neste dia, ao vivo, toda a equipe se deslocou para o parque de exposições. De lá, mostramos todas as novidades da exposição agropecuária de Governador Valadares. Fiquei no meio das vacas e cavalos mais famosos do Brasil, sendo focado por uma grua que mostrava toda a panorâmica do parque... Foi bem bacana mesmo! O programa era exibido às 6h50 da manhã. Chegamos lá na madrugada, às 4h... Mas valeu a pena...
Apresentei o programa até Agosto de 2007, quando deixei a emissora para viver uma nova etapa da minha carreira na TV Alterosa. Hoje, com as mudanças de bandeira da TV Leste, que agora é afiliada Record, o programa não faz mais parte da grade de programação.
Saudades...